CORU
   
  Você está em: Resíduos Sólidos
   
Página Incial
Quem Somos
História
Conquistas
Projetos
Telecentro
Apoiadores
Parcerias
Economia Solidária
Educação Ambiental
Resíduos Sólidos
Coleta Seletiva
Reciclagem
Eco-jogos On-line
Legislação
Imagens
Material Didático
Links
Contato
 
 
O resíduo sólido é basicamente todo e qualquer material descartado, proveniente das atividades humanas.
 
Classificação dos resíduos sólidos quanto à origem
 
Domiciliar: resultante das atividades residenciais (restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.).

Público: resultante dos serviços de limpeza pública (varrição de vias públicas, repartições públicas, escolas, limpeza de áreas de feiras livres, terrenos, córregos, etc.). É constituído principalmente por restos vegetais, podas de árvores, embalagens, etc.

Comercial: gerado pelos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc. O lixo destes estabelecimentos é composto principalmente por papel, plásticos, embalagens diversas, restos de alimentos e resíduos de asseio dos funcionários.

Industrial: originado nas atividades dos diversos ramos da indústria tais como metalúrgica, química, petroquímica, papéis, alimentícia, etc. O lixo é bastante variado, podendo ser composto por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papéis, madeiras, fibras, borrachas, metais, vidros, cerâmicas, etc.

Hospitalar: resultante das atividades médicas e veterinárias. Composto por resíduos que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos por agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, remédios com prazo de validade vencido, instrumentos de resina sintética, filmes fotográficos de raios-X, etc. E, ainda, restos de preparação de alimentos, embalagens em geral, que não entram em contato com pacientes e são classificados como lixo domiciliar.

Especial: composto principalmente por resíduos da construção civil, tais como restos de obras e demolições, por animais mortos e restos das atividades agrícolas e da pecuária, como embalagens de agroquímicos e adubos, restos de colheitas, ração, etc.
 
Produção de resíduos sólidos
 
A produção anual de resíduos sólidos em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas.
O Brasil produz cerca de 125.000 toneladas de resíduos sólidos por dia.
Os Estados Unidos são os maiores produtores de lixo cerca de 232 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano.
 
Composição média, em porcentagem, do lixo urbano.
 
Material
Brasil
México
EUA
Europa
Matéria Orgânica
52,5
54,4
11,2
28,1
Papel
24,5
20,0
37,4
36,0
Metal
2,3
3,2
7,8
9,2
Vidro
1,6
8,2
5,5
9,8
Plásticos
2,9
3,8
10,7
7,2
Outros
16,2
10,4
27,4
9,7
Fonte: Meio Ambiente, Cidadania e Educação: Caderno do Professor
 
Tempo (aproximado) de decomposição de alguns materiais
 
Material Tempo de decomposição
Alumínio 200 a 500 anos
Chicletes 5 anos
Embalagens Longa Vida Até 100 anos (alumínio)
Fralda descartável 600 anos
Filtros de cigarros 5 anos
Garrafas Plásticas Indeterminado
Longa Vida 100 anos
Metal Mais de 100 anos
Papel 3 a 6 meses
Plásticos  450 anos
Pneus Indeterminado
Sacos e sacolas plásticas 30 a 40 anos
Vidros Indeterminado
Fonte: www.lixo.com.br
 
Alguns tipos de tratamento dos resíduos sólidos
 

Aterro Sanitário: o resíduo sólido é colocado em trincheiras abertas no solo faz-se a compactação com tratores de esteira e posteriormente é coberto com terra. Antes de depositar o lixo o solo é impermeabilizado com argilas compactadas e membranas plásticas, para evitar que o chorume contamine os lençóis freáticos e os gases oriundos da decomposição da matéria orgânica drenados e queimados.

Incineração: é a queima do lixo em alta temperatura, em uma usina construída para esse fim. destrói bactérias e vírus, sendo aconselhável para tratar o lixo contaminado como o lixo hospitalar. A energia gerada pode ser utilizada para produzir vapor que gira turbinas para a produção de eletricidade.

Compostagem: é a decomposição microbiológica do material orgânico do lixo. O composto produzido é usado para fertilização do solos.

Reciclagem: a reciclagem é uma das atividades a serem praticadas na redução do lixo. Trata o lixo como matéria-prima a ser reaproveitada para fazer novos produtos. Os materiais precisam ser identificados, separados e limpos.

 
Formas de disposição final do resíduo sólido no Brasil - (IBGE, 2002)
 
Lixão 54%
Aterro controlado 16%
Aterro sanitário 13%
Aterro de resíduos especiais 7%
Usina de reciclagem 5%
Incineração 3%
Usina de compostagem 2%
Fonte: Meio Ambiente, Cidadania e Educação: Caderno do Professor
 
Links Interessantes
Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - Ministério das Cidades
Tetra Pak - Cultura Ambiental em escolas
A Carta da Terra
   
desenvolvido por: webdesignear

Free Web Hosting